Tenha uma noite inesquecível 😈

Ganhe Frete Grátis. Veja as condições!

Clique Aqui e Veja As Novidades Sexshop

Brinde em toda compra

Chame No Whatsapp. (61) 98210.2210

O que uma doula faz
Artigos

O que uma doula faz: tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma dúvida muito frequente é o que uma doula faz e a resposta é mais simples do que pode parecer. Trata-se de uma profissional que auxilia a gestante durante o período de gravidez, parto e pós-parto.

Portanto, trazer um filho ao mundo não precisa ser uma etapa solitária e cheia de inseguranças. Existem alguns cuidados e decisões que podem ser tomadas para garantir uma experiência mais agradável. Por isso, leia o artigo e entenda a importância do papel da doula na vida da gestante e do bebê.

Vantagens de ter uma doula

São várias as vantagens que uma doula tem a oferecer e nada melhor que a visão de uma profissional da área para explicá-las. Debra Pascali Bonaro é doula, ativista, palestrante e escritora americana com mais de 30 anos de experiência treinando médicos, doulas e enfermeiras. Portanto, acompanhe a seguir quais são os aportes da doulagem na prática.

Conexão emocional e sexual

As conexões emocionais e sexuais são muito importantes para criar relações mais saudáveis e prazerosas em nossas vidas. Elas nos permitem criar uma sensação de parceria e isso faz com que a gente se sinta mais tranquilas.

Um dos principais benefícios de contar com o acompanhamento de uma doula é, sem dúvidas, adquirir dicas e conhecimento prático. Debra, diretora do documentário “Orgasmic Birth: the Best Kept Secret”, afirma que a estimulação sexual pode atenuar a dor do parto.

No entanto, o conceito não se limita apenas a atingir o orgasmo, pelo contrário, vai muito além da conexão. Está relacionado com a importância da conexão para poder experimentar sensações prazerosas como amor, alegria e espiritualidade.

Portanto, podemos dizer que com a devida preparação, ao chegar o momento do parto, a mulher conseguirá minimizar o desconforto através do prazer emocional e sexual. Por isso, gostaríamos de sugerir uma seleção de vibradores que podem ajudar a deixar o momento mais ameno e agradável.

O uso de vibradores durante a gestação é uma prática que auxiliam muito no bem-estar e na saúde da mulher, eles diminuem o estresse, equilibram a libido, melhoram a qualidade do sono e ainda ajudam a aumentar a liberação de endorfina.

É muito importante que uso dos sex toys sejam liberados pela ginecologista, para não haver riscos. E é preciso fazer uma higienização adequada.

Então, como você pode ter percebido, essa é uma dica que pode ser valiosa e fazer total diferença em um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher.

Ajuda a diminuir o tempo do parto e a melhorar a experiência

O que uma doula faz também é diminuir o tempo de trabalho de parto. Com a chegada da humanização e da doulagem, a experiência de dar à luz mudou positivamente para as maẽs.

Inclusive, Debra faz uma ressalva entre a diferença dos partos antigos e os atuais. “Quando vemos partos em casa ou centros hospitalares com doulas, as mulheres dançam, buscam a melhor posição e o próprio ritmo para achar conforto”.

Ou seja, as gestantes contam com a possibilidade de ter uma participação mais ativa, escolhendo como desejam viver o momento. Isso reflete de forma direta tanto na qualidade quanto no tempo do parto.

Reduz as chances de negligências médicas e cesarianas

A probabilidade de existirem negligências médicas de qualquer tipo são menores quando a doula está presente durante o pré-natal e o parto. Além disso, muitas são as mulheres que sonham com ter um parto totalmente natural. Nesse sentido, a doula colabora para que isso aconteça, reduzindo as chances de cesarianas desnecessárias.

No entanto, vale a pena fazer uma ressalva a modo de conscientização. Segundo a opinião da Dra. Karen Rocha Pow, ginecologista e obstetra, deve existir um bom senso já que o que uma doula faz não é forçar um parto genital e sim guiar para que a gestante escolha o melhor caminho.

A vontade da mulher deve ser respeitada desde que isso não coloque em perigo a vida dela ou do bebê. No final das contas, o mais importante não é o canal e sim que o parto seja concluído com sucesso.

Facilita a comunicação com a equipe médica

Outra questão muito bacana é obter uma comunicação mais fluida, já que a doula atua como receptora da equipe médica. Principalmente para as mães de primeira viagem que podem ter um pouco mais de dificuldade para absorver tantas informações novas.

Para Juliana Thaisa, Doula de Gestação e Parto, os benefícios de contratar uma doula ainda vão além:

     Diminuição dos pedidos de anestesia;

     Diminuição do uso de hormônio sintético para acelerar o trabalho de parto que pode causar stress, dor e sofrimento para a mãe e para o bebê;

     Diminuição do uso de fórceps;

     Diminuição da violência obstétrica;

     Diminuição da ansiedade por questões físicas e emocionais com medo, sentimento de abandono, estresse e dores no corpo;

     Recebimento de apoio informativo, físico e emocional.

O que uma doula faz no pós-parto?

Já no pós-parto, o que uma doula faz é acompanhar à nova família para que a experiência seja a mais assertiva possível. Sendo assim, se ocupa de responder dúvidas em relação a amamentação, recuperação física do corpo feminino, sono do bebê, entre outras questões.

Principalmente durante os primeiros dias, que costumam ser os mais intensos e trazem várias inseguranças para os papais. Assim que o casal ganha experiência e autoconfiança, o papel da doula foi cumprido com sucesso e, portanto, o acompanhamento próximo não é mais necessário.

A Doula de Gestação e Parto Juliana fala sobre a boa experiência que uma doula pode proporcionar tanta na vida da mãe, quanto na vida do bebê:

“Todo apoio de informação, bem-estar físico e emocional, durante a gestação, parto e pós-parto imediato, auxiliam de forma significativa e fazem toda diferença na experiência do parto e consequentemente nas lembranças futuras dos envolvidos.”

A contratação da doula garante um parto normal?

Não. A doula afirma que “Uma doula não garante de forma alguma que o parto seja normal ou natural. Nem mesmo profissionais da Ginecologia Obstetrícia podem garantir isso. Cada parto é um parto, tudo pode acontecer. A parturiente pode dilatar os 10 cm e por alguma intercorrência, ou até mesmo solicitação da parturiente, por exaustão física e emocional, pode levar para uma cesariana. Então é importante avisar a gestante logo no primeiro contato que a presença e atuação da doula não garante que o parto seja normal ou natural”.

Quem deve pagar a doula

Embora a prática seja cada vez mais popular e aceita socialmente, a profissão de doula ainda não está devidamente regulamentada. Por esse motivo, é importante ter em mente que os convênios não costumam reembolsar o valor gasto.

Sendo assim, caso seja importante para você e esteja nos seus planos contar com uma doula, saiba que precisará se planejar economicamente para arcar com o custo. De qualquer forma é sempre válido consultar antes com o seu plano para ter a certeza.

Reembolso da doula pelo convênio

Recentemente, foi aprovado um projeto de Lei pelo Senado com o objetivo de regularizar a situação das doulas para garantir maiores direitos. Entre eles está o reconhecimento financeiro por parte dos planos de saúde.

E se a doula for acompanhante da gestante, o plano tem a obrigação de cobrir todos os custos (em relação a alimentação e acomodação) durante o período do parto.

É importante ressaltar que uma doula não substitui o papel de uma ginecologista durante o parto:

“A ginecologia é uma especialidade médica que cuida e trata a saúde do aparelho reprodutor feminino. Já a doula, oferece suporte contínuo voltado para o bem-estar físico e emocional, durante a gestação, parto e puerpério (pós-parto). Além disso, a doulagem não é uma formação médica e nem de graduação universitária, não cuida e trata de questões fisiológicas, não examina o aparelho reprodutor e não faz exame de toque”, explica Juliana.

O que uma doula não pode fazer

O papel da doula muitas vezes é confundido com o da enfermeira ou assistente da equipe médica. No entanto, são profissionais e funções diferentes. A modo de diferenciação, vale a pena destacar que a doula não pode fazer procedimentos médicos de nenhum tipo.

Portanto, não receita medicamentos, não mede a pressão, não realiza o exame de toque e não faz o parto. Todas as questões que se referem à saúde integral da mulher só podem ser tratadas pelo médico e a sua equipe.

Onde encontrar uma doula

Depois de ter conferido todas as informações sobre o assunto, provavelmente você esteja se perguntando onde encontrar doulas competentes e amáveis. Gostaríamos de sugerir sites de associações que se ocupam de divulgar o trabalho desse tipo de profissionais.

É o caso da Associação de doulas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Por lá, você encontrará uma lista de doulas cadastradas de acordo com a sua região e as informações necessárias para poder entrar em contato.

Lembre-se que por meio da preparação prévia, do respeito à vontade da parturiente e de técnicas adequadas, dar à luz pode ser uma experiência confortável e prazerosa. Esperamos que o conteúdo tenha sido valioso e explicado o que uma doula faz de forma clara.

Artigo revisado por Juliana Thaisa. Juliana é Doula de Gestação e Parto, formada pela GAMA Maternidade Ativa, atuando há quase 4 anos como Doula atendendo mulheres em trabalho de parto.

Você gostou do que leu? Compartilhe! Deixe um comentário

 

Sobre a Só Prazer e Cia

A Só Prazer e Cia defende há mais de uma década a utilização de toys como rotina de autocuidado e prazer. Temos contribuído para normalizar o uso de sextoys. 

Visite nossa loja: https://soprazerecia.com.br/

Comentários (0)

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar!

Fazer um comentário